quarta-feira, 17 de novembro de 2010

REVISÃO DE PSS1 - CIDADANIA

10. Na segunda metade do século XIX, as elites intelectuais brasileiras (advogados, escritores, jornalistas etc.) buscaram as raízes históricas e sociais de uma Nação brasileira, recém-emancipada de Portugal. Essas elites procuraram caracterizar o Brasil étnica, cultural e territorialmente, conferindo-lhe uma identidade capaz de concorrer com as nações européias, consideradas como civilizadas e superiores.

Sobre esse assunto, é correto afirmar:

a) As elites intelectuais buscavam, nos modelos de sociedades européias, elementos para uma definição da identidade da Nação e do povo brasileiros.

b) O nacionalismo interferiu ideologicamente no debate dos intelectuais, reafirmando a condição de inferioridade da Nação brasileira.

c) O movimento romântico estabeleceu a figura mítica do negro africano escravizado, como base étnica da identidade nacional brasileira.

d) As elites intelectuais defenderam a miscigenação racial, como necessária à elevação do povo brasileiro ao patamar de civilizado.

e) O território e as riquezas naturais foram interpretados pelas elites como fatores do insucesso histórico da Nação brasileira.



11. Atualmente, na maior parte do mundo ocidental, é assegurado a todo(a) cidadão(ã) o direito de livre escolha dos seus representantes nos poderes Legislativo e Executivo, bem como o direito de candidatar-se a esses cargos, independentemente de sua origem social, política e ideológica. Esse(a) cidadão(ã) pode, igualmente, expressar suas ideias e opiniões, reunir-se, organizar-se em associações, partidos e sindicatos. Mas nem sempre foi assim. Direitos civis, políticos e sociais resultaram de um longo processo de mobilizações e lutas sociais, inspiradas na Revolução Francesa, concretizando uma cidadania mais ampla. No Brasil, a cidadania foi promovida e ampliada, muitas vezes, através de mudanças constitucionais e leis específicas.

Nesse sentido, três mudanças e/ou leis, consideradas como expressões de reconhecimento e ampliação de direitos, foram:

a) Lei Áurea (1888); voto das mulheres (1934); Ato Institucional n° 5 (1968).

b) Lei de Terras (1850); Lei Áurea (1888); voto dos analfabetos (1988).

c) Lei Áurea (1888); Ato Institucional n° 5 (1968); voto dos analfabetos (1988).

d) Lei Áurea (1888); voto das mulheres (1934); voto dos analfabetos (1988).

e) Lei de Terras (1850); Lei Áurea (1888); Ato Institucional n° 5 (1968).



12. Um conjunto de direitos sociais conquistados pelos trabalhadores brasileiros, no decorrer do século XX, vem sendo, desde a década de 1990, objeto de debates e questionamentos por parte das organizações empresariais, especialmente através da chamada grande imprensa, em decorrência da hegemonia das idéias neoliberais. Um dos principais alvos dessas críticas é a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que assegura, entre outros direitos, carteira assinada, vale-transporte, férias, adicional noturno, 13º salário, FGTS.

Sobre a CLT, é correto afirmar que sua aprovação ocorreu

a) em 1850, junto com a Lei de Terras, para assegurar os direitos dos trabalhadores imigrantes.

b) em 1888, logo após a Lei Áurea, para garantir os direitos dos escravos libertos.

c) em 1943, para reafirmar um conjunto de leis de proteção ao trabalho, já implantadas na década anterior.

d) em 1973, para impedir o aumento da influência do Partido Comunista sobre os sindicatos, então, uma grande preocupação dos militares no poder.

e) em 1988, pela Constituição, para restaurar a cidadania brasileira, depois dos anos de ditadura.



14. Leia as frases abaixo:

•"O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo." (Mario Quintana).

•"Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem." (Marcel Proust).

Disponível em: . Acesso em: 08 jul.2009.

As frases referem-se ao tempo, um conceito fundamental para a História enquanto conhecimento das experiências humanas.

Sobre o conceito de tempo, identifique as alternativas corretas:

I. As lembranças humanas são incompreensíveis, se não forem postas em seqüência cronológica.

II. As vivências humanas, em certas culturas, são explicadas pela dinâmica das estações da natureza.

III. A memória de homens e mulheres não segue os mesmos registros do tempo preciso do relógio.

IV. As experiências coletivas constroem um tempo social caracterizado por mudanças e permanências.

V. A percepção do tempo independe das experiências e sentimentos vividos pelo indivíduo.



15. A democracia grega serviu de inspiração política para o Estado democrático de Direito da maioria dos países ocidentalizados do mundo contemporâneo.

Considerando o regime democrático, identifique as afirmativas corretas:

I. As decisões políticas na Grécia antiga, assim como na contemporaneidade, eram tomadas pelos

representantes eleitos pelo povo.

II. A maioria da população grega da Antiguidade, ao contrário das democracias contemporâneas, era excluída da política.

III. As liberdades individuais e a igualdade perante a lei foram direitos gregos antigos preservados na contemporaneidade.

IV. As Assembleias Legislativas contemporâneas submetem, como na Antiguidade grega, suas decisões à vontade de um tirano.

V. A democracia direta grega, exercida em praça pública (ágora), é diferente da democracia

representativa contemporânea.



Entre os historiadores, existe o consenso de que o saber histórico é construído a partir de fontes. Portanto, é INCORRETO afirmar que as fontes históricas são

a) signos, sinais e vestígios do passado dos homens que são recolhidos, agrupados e criticados para fundamentar o conhecimento produzido pelos historiadores.

b) utensílios, ferramentas e artefatos produzidos pelos homens, que chegaram até o presente, servindo de testemunho de práticas humanas já vividas.

c) diversos tipos de referência do passado, dentre os quais se incluem escritos, manuscritos, imagens, patrimônio arquitetônico e cultural – de tipo material ou simbólico.

d) documentos escritos, aos quais é possível aplicar a crítica pelos métodos científicos do saber histórico. As demais fontes são meramente ficcionais.

e) todas as referências de atividades humanas, pois compõem o patrimônio cultural de todo e qualquer grupo humano, servindo de indicadores do seu passado.



18. O que significa o termo “Revoluções Burguesas”?

a) São tentativas das pessoas ligadas ao comércio de chegar ao poder político

b) São tentativas de pessoas empobrecidas de terem melhores condições de vida

c) São novas formas de ver a política das nações, onde geralmente não acontecem mudanças profundas nas sociedades.

d) São reações dos Reis com o intuito de não perder privilégios feudais.

e) Nenhuma das opções acima

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