terça-feira, 30 de novembro de 2010

REVISÃO DE PSS-2

questões de revisão para a véspera da prova (turma da noite: trabalharemos essas questões dia 03/12/2010)

Modo de Produção Primitivo:
1- (ufpb.2000). Acerca da divisão entre História e Pré-História, é correto afirmar que se trata de um(a)
a) divisão natural, já que os homens primitivos são selvagens e não merecem a qualificação de históricos, por não terem desenvolvido a civilização.
b) processo interno ao conhecimento histórico que, não podendo compreender sociedades sem escrita, deixa a tarefa para outros cientistas.
c) distinção social, indicando que as sociedades sem Estado e sem escrita estão fora da história.
d) distinção científica que procura diferenciar as sociedades estáticas e imutáveis das sociedades dinâmicas e transformadoras.
e) divisão convencional que utiliza a escrita como critério para distinguir as sociedades
humanas para efeito do estudo da história.

Modo de Produção Asiático (Servidão Coletiva):
2- (ufpb.2006) Sobre os povos da Antigüidade Oriental, é correto afirmar:
a) A agricultura foi o principal fator de enriquecimento e desenvolvimento dos hebreus, devido ao aproveitamento das águas através de complexos e amplos sistemas de irrigação.
b) A religião constituiu a principal herança deixada pelos egípcios, de onde provém o monoteísmo judaico.
c) O comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.
d) A guerra de conquista foi a principal característica dos sumérios, povo que construiu um império que se estendia do Egito às fronteiras da Índia.
e) A escrita cuneiforme, uma das mais importantes formas de registro escrito, produzido em blocos de argila, foi a principal contribuição dos persas, povo que habitou a Mesopotâmia.

Modo de Produção Escravista:
3 – Sobre o Escravismo romano é correto afirmar:
a) A revolta realizada pelo escravo Espartacus não obteve êxito por causa da pequena quantidade de cativos em Roma.
b) Os escravos eram trazidos em grandes navios, vindos especialmente da África, e realizavam tarefas exclusivamente, de caráter agrícola.
c) Em Roma, assim como na tradição grega, o escravo era coisificado, possuindo valor de Bem para quem o possuísse.
d) Presos em senzalas, os escravos desenvolveram danças e uma cultura própria, que tinha forte simbolismo com sua resistência.
e) Havia proibição de escravizar artistas, guerreiros, professores e filósofos de outros povos que fossem vencidos pelo império romano.

Modo de Produção Feudal:
4 - (ufpb.2000) Na Europa, o Período da Idade Média pode ser corretamente qualificado de:
a) A Idade das Trevas da humanidade.
b) A era dourada da história universal.
c) A época áurea do Feudo e da Igreja Romana.
d) A Idade da Filosofia racionalista das Luzes.
e) A Era de Paz militar e espiritual do homem.

5 – (ufpb.2001). Sobre a organização social feudal que se estabeleceu no ocidente europeu, a partir dos séculos X e XI, é correto afirmar que
a) sua produção era baseada no trabalho escravo, na crença religiosa cristã e nos laços de fidelidade entre Estado e cidadãos.
b) a economia, a sociedade e a política baseavam-se nas relações de suserania-vassalagem dentro do grupo dos senhores, e nas relações de dominação entre senhores e servos.
c) seu sistema jurídico-político fundamentava-se na propriedade privada da terra e na dominação dos escravos que produziam a riqueza do Estado e dos senhores.
d) sua economia baseava-se na livre iniciativa, no livre-cambismo, no trabalho assalariado e na democracia direta.
e) a religião pregava o celibato como obrigação, o politeísmo como crença e a ditadura religiosa no lugar do Estado.

Modo de Produção Capitalista:
6 – (uepb.2006) Sobre as Cruzadas, o mais longo conflito entre católicos e muçulmanos, assinale a única alternativa incorreta:
a) As Cruzadas foram antes de qualquer coisa um grande incentivo para o desenvolvimento comercial e científico da Europa, já que muito se investiu na construção naval, na indústria de bens de consumo e no desenvolvimento desde as táticas de combate até a culinária.
b) As Cruzadas consistiram em expedições guerreiras, estimuladas pelo papado, para a conquista dos territórios palestinos considerados santificados e que estavam sob domínio muçulmano haviam séculos.
c) Para arregimentar seus exércitos para lutarem contra os povos bárbaros do Oriente, o Papa Urbano II prometia aos guerreiros (ou Cruzados) total indulgência de seus pecados, além de pagamentos de vultosas quantias em espécie ou na forma de terras.
d) Apesar de terem durado tanto tempo (cerca de 200 anos), todas as Cruzadas foram vitoriosas e conseguiram destruir quase que totalmente a estrutura social, cultural, política e econômica de muitas das sociedades muçulmanas da época.
e) Em que pese todo o investimento feito pelos europeus para lançarem as Cruzadas, e mesmo com campanhas bem sucedidas nas quais a presença muçulmana nos territórios bizantinos foi momentaneamente contida, eles foram derrotados e expulsos de Jerusalém pelas tropas do Sultão Saladino, em 1187.

7 – (ufpb.2005) O conjunto de experiências vividas pela Humanidade, a partir da desagregação do mundo feudal, tem sido denominado de modernidade, caracterizando-se por profundas e abrangentes transformações sobre a sociedade, a cultura, a economia, a política e o espaço.
Sobre os fatos históricos que compõem as bases iniciais dos tempos modernos, é INCORRETO afirmar:
a) A Reforma Protestante constituiu uma reação ao catolicismo medieval, questionando muitos dos seus valores, a exemplo da condenação da Igreja católica à usura e ao lucro.
b) O Renascimento promoveu uma visão e representação de mundo centradas nas potencialidades do ser humano, diferentemente da época medieval, em que a centralidade na visão e representação do mundo residia na divindade.
c) O Absolutismo configurou a centralização do poder nas mãos do monarca, contrapondo-se à fragmentação do poder feudal e correspondendo à forma originária do Estado capitalista moderno.
d) O Capitalismo pré-industrial questionou o controle do Estado sobre a economia e defendeu a livre concorrência entre as nações, princípios concretizados no Mercantilismo, em contraponto à política econômica estatizante do feudalismo.
e) A Revolução Científica possibilitou a observação da natureza, mediante a realização de experimentos, bem como a comprovação de pesquisas através de dados empíricos, substituindo a forma contemplativa de conhecimento predominante na época medieval.

8 – (uepb.2005) A revolução Industrial que se iniciou na Inglaterra, causou uma série de transformações políticas, econômicas e sociais.
Sobre as conseqüências da Revolução Industrial na Inglaterra é correto afirmar, EXCETO:
a) A utilização de novas tecnologias no contexto de uma mentalidade capitalista, na qual é prioridade o lucro, provocou o desemprego de grande número de trabalhadores.
b) O aumento da emissão de fuligem nos centros industriais ingleses provocou impactos ambientais, como por exemplo, o escurecimento dos troncos das árvores, o que facilitou uma melhor visualização de borboletas claras pelos pássaros, caracterizando o fenômeno do desequilíbrio na natureza.
c) O desemprego foi responsável pelo desencanto de inúmeros trabalhadores que reagiram destruindo máquinas ou entregando-se à prostituição e ao alcoolismo.
d) Imediatamente, após a implantação da indústria na Inglaterra, foi aprovada uma legislação que atendeu a todas as expectativas dos trabalhadores, principalmente no que se refere à carga horária semanal.
e) Os problemas decorrentes da consolidação do capitalismo inspiraram os teóricos do socialismo que se apresentaram utópicos, em um primeiro momento, e depois, de forma científica, no sentido de propor alternativas ao domínio burguês.

Modo de Produção Socialista:
9 - Em 1917 a Revolução Russa possibilitou a mudança radical da estrutura política, social e econômica da Rússia. Um novo tipo de poder baseado na “ditadura do proletariado” aniquilou o sistema baseado no czarismo autocrata de Nicolau II. Marque a alternativa que não é coerente com a afirmação acima:
a) As idéias que sustentam o movimento revolucionário são retiradas das aspirações e reivindicações dos operários, camponeses e soldados russos, e podem ser resumidas nas palavras de ordem: “Pão, Terra e Paz”.
b) Os Bolcheviques chegaram ao poder liderados por Lênin, Trostki e Stálin, que lá mantiveram-se apoiados no Conselho de Comissários do Povo e no Exército Vermelho.
c) A Revolução Russa retirou a monarquia feudal do poder e criou um sistema de governo que representava os diferentes estratos da população russa e da burguesia da Europa Ocidental.
d) Após a tomada do poder, Lênin lançou aquele que seria o lema de todo o processo de mudanças e que demonstrava qual classe social o conduziria: “Todo poder aos Sovietes!”
e) Os Bolcheviques entendiam que a futura sociedade socialista teria de ter a liderança da Classe Operária, em uma aliança com o campesinato, que se encarregaria de retirar da sociedade todos os elementos burgueses existentes.

10. "... nunca certas previsões do marxismo pareceram mais verdadeiras do que hoje: o que não deixa de ser bastante irônico, se considerarmos que isso se dá no momento em que o marxismo está desacreditado como filosofia social"
(Quentin Skinner, historiador inglês, 1998).
O que permite ao autor sustentar, respectivamente, a tese do descrédito e da validade do marxismo, fundamenta-se
a) no fracasso das experiências socialistas em nosso século e no aumento extraordinário tanto da riqueza quanto da pobreza no mundo;
b) no êxito do capitalismo em eliminar as crises financeiras periódicas e no seu fracasso em fazer diminuir a população mundial;
c) na capacidade do capitalismo para controlar a pobreza e na sua dificuldade para desenvolver tecnologias que resolvessem problemas ambientais;
d) no desaparecimento da luta de classes e na intensificação da concorrência e do conflito imperialista entre as potências capitalistas;
e) no êxito do capitalismo em globalizar a economia e na incapacidade do "Welfare State" (Estado do Bem-Estar Social) para humanizar o capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário