quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bizurada de Sábado 22/09


1º ano

1. De acordo com Artigo 216 da Constituição Brasileira, o patrimônio cultural é composto pelos bens de natureza material e imaterial que fazem referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos da sociedade nacional.
Com base nessa concepção de patrimônio, é correto afirmar:
a) Os bens culturais de natureza material são a culinária, as festas e as danças.
b) Os bens culturais de natureza imaterial são os palácios, as igrejas e os casarões.
c) O patrimônio cultural é uma das formas de preservação da memória social.
d) O patrimônio cultural limita-se aos bens e modos de vida das elites sociais.
e) Os bens culturais de uma sociedade negam a existência de identidades coletivas

2. A polêmica distribuição pelo Governo Federal do chamado kit antihomofobia, o reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal da união estável homoafetiva e a tramitação no Congresso Nacional do Projeto de Lei 122, que criminaliza atos homofóbicos, reacenderam a discussão, no Brasil, sobre o direito à orientação sexual das pessoas.
Considerando os principais conceitos inerentes a essa discussão, identifique as afirmativas corretas:
I. Homofobia é a atitude de rejeição a homossexuais e de recusa à homosexualidade.
II. Homoafetividade é a relação sentimental e amorosa entre pessoas do mesmo sexo.
III. Discriminação ou perseguição a homossexuais caracteriza prática de intolerância e de negação das diferenças.
IV. A criminalização da homofobia objetiva impedir atos de violência contra homossexuais.
V. A união estável homoafetiva impede aos homossexuais a comunhão parcial de bens.

3. “O passado é [...] uma dimensão permanente da consciência humana, um componente inevitável das instituições, valores e outros padrões da sociedade humana”.
HOBSBAWM, Eric. Sobre a História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. In: MOTA, Myriam Beco e BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao Terceiro Milênio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2002, p. 14. De acordo com o texto, é correto afirmar:
a) A consciência do passado impede a reflexão sobre o futuro como um tempo em aberto.
b) O modo de vida de uma coletividade independe do passado como dimensão temporal e cultural.
c) A importância dada ao passado interfere nas relações da sociedade com o tempo presente.
d) O sentido atribuído socialmente ao passado inviabiliza a modernização de costumes e tradições.
e) A continuidade do passado no presente impossibilita a compreensão da contemporaneidade.

4. A Guerra dos Farrapos e a Revolta de Princesa ocorreram em regiões distintas e sob regimes
políticos também diferentes: o Império e a República Velha. Todavia, ambos os movimentos
foram motivados, entre outros fatores, por descontentamento em relação à cobrança de
impostos pelo Governo.
Ao analisar esses acontecimentos, conclui-se:
a) As camadas dominantes uniram-se às camadas médias e pobres contra o pagamento dos impostos.
b) A cobrança de impostos, em qualquer região, sempre levava à quebra da ordem, independente da forma de governo.
c) As províncias ou estados pobres, considerados de terceira grandeza, eram os únicos rebelados contra o aumento de impostos.
d) O aumento de impostos significava a quebra do equilíbrio entre cidadão e Estado, expressa nesses movimentos de contestação.
e) As mudanças na forma de governo eram pretexto sempre utilizado para o aumento de impostos pelo Estado.

5. O fenômeno conhecido como stalinismo marca um desdobramento da Revolução Russa, esta um dos maiores acontecimentos do século XX.
A ação do governo soviético, no período de Josef Stalin, tem características marcantes comuns aos governos ditatoriais brasileiros, tais como:
a) Autodeterminação da sociedade, liberdade de imprensa e apoio à diversidade religiosa.
b) Fortalecimento do Estado, incentivo à diversidade ideológica e liberdade de comércio.
c) Planejamento econômico, controle ideológico e fortalecimento da burocracia estatal.
d) Liberdade de culto, pluripartidarismo e legalidade para todos os movimentos oposicionistas.
e) Redução da ação estatal, garantia às liberdades individuais e política de coexistência pacífica.

6. Atualmente, na maior parte do mundo ocidental, é assegurado a todo(a) cidadão(ã) o direito de livre escolha dos seus representantes nos poderes Legislativo e Executivo, bem como o direito de candidatar-se a esses cargos, independentemente de sua origem social, política e ideológica. Esse(a) cidadão(ã) pode, igualmente, expressar suas ideias e opiniões, reunir-se, organizar-se em associações, partidos e sindicatos.
Mas nem sempre foi assim. Direitos civis, políticos e sociais resultaram de um longo processo de mobilizações e lutas sociais, inspiradas na Revolução Francesa, concretizando uma cidadania mais ampla. No Brasil, a cidadania foi promovida e ampliada, muitas vezes, através de mudanças constitucionais e leis específicas.
Nesse sentido, três mudanças e/ou leis, consideradas como expressões de reconhecimento e ampliação de direitos, foram:
a) Lei Áurea (1888); voto das mulheres (1934); Ato Institucional n° 5 (1968).
b) Lei de Terras (1850); Lei Áurea (1888); voto dos analfabetos (1988).
c) Lei Áurea (1888); Ato Institucional n° 5 (1968); voto dos analfabetos (1988).
d) Lei Áurea (1888); voto das mulheres (1934); voto dos analfabetos (1988).
e) Lei de Terras (1850); Lei Áurea (1888); Ato Institucional n° 5 (1968).

7. Os seres humanos, em sua passagem pelo mundo, deixam, voluntária ou involuntariamente, vestígios de sua presença. Ao conjunto dessas marcas culturais e patrimoniais os historiadores denominam de fontes históricas.
Assim como as concepções de história, as fontes são inúmeras e variáveis. Com base no enunciado, é correto afirmar que as fontes
a) arqueológicas (pinturas rupestres, estruturas arquitetônicas, restos de cerâmica etc.) são fontes exclusivas para a compreensão das sociedades pré-históricas.
b) orais são importantes, entre outras razões, para o registro das histórias de vida das pessoas comuns, com difícil acesso à produção de suas próprias memórias.
c) visuais (pinturas, esculturas, fotografias, filmes etc.) não têm a mesma importância das fontes escritas clássicas no trabalho do historiador.
d) históricas clássicas (manuscritas e impressas) perderam importância na escrita da história, devido ao aparecimento de novas fontes privilegiadas pela sociedade informacional, a exemplo da internet.
e) históricas impressas jornalísticas, por suas características opinativas, não têm a mesma importância dos documentos oficiais produzidos pelo Estado no trabalho de reconstrução do passado histórico.

2º ano

1. O tráfico de pessoas, a partir do século XVI, provocou alterações significativas na estrutura social, nos territórios, na política e na demografia de vários reinos africanos.
De acordo com o processo descrito, é correto afirmar:
a) O tráfico europeu de pessoas preferiu a exportação de mulheres, abastecendo o trabalho escravo em suas colônias.
b) A racionalidade do tráfico de pessoas impediu a morte e a fuga de escravos durante a captura e o transporte.
c) Os lucros obtidos com o tráfico de pessoas permitiram o alto desenvolvimento das economias de vários reinos africanos.
d) O tráfico de pessoas alterou o perfil populacional africano, tornando-o majoritariamente feminino em várias regiões.
e) A economia escravista promoveu a estabilidade política dos reinos africanos instalados no litoral atlântico.

2. Cuba, após mais de meio século de sua revolução socialista, inicia a segunda década do século XXI vivenciando um processo de reformulação em sua política econômica.
Nesse contexto, dentre os motivos que contribuem para esse novo momento da história cubana, destacam-se:
a) A abertura econômica e a revisão de conceitos pelo Partido Comunista, após a ascensão de Raul Castro.
b) O enfraquecimento dos movimentos sociais e o fortalecimento do Partido Comunista Cubano.
c) A entrada em massa de migrantes americanos, europeus e asiáticos e a introdução de novos costumes e valores.
d) O crescimento do emprego público e o aumento do poder aquisitivo dos operários do setor industrial.
e) A forte influência da social democracia europeia e a aliança com os países árabes, produtores de petróleo.

3. A transposicao das aguas do Rio Sao Francisco e um projeto do Estado brasileiro. Esse tipo de intervencao estatal lembra os imperios teocraticos de Regadio, berco das primeiras civilizacões.
Sobre a presenca do Estado na organizacao das primeiras civilizacoes, e correto afirmar:
a) O chamado Crescente Fértil, localizado no oeste europeu, nao se caracterizou por um Estado atuante na construcao de obras de irrigacao.
b) O Estado mesopotâmico, face a ausencia de rios, atuou no incentivo ao comercio de especiarias e na escravizacao dos povos dominados.
c) O poder do Estado egipcio esta relacionado as grandes construcões estatais, a exemplo das obras hidraulicas no Rio Nilo.
d) A ausencia de um Estado centralizado, na regiao do Rio Tigre e Eufrates, e, ainda hoje, apontada como a causa da miséria naquela regiao.
e) O Estado babilonico teve seu apogeu no periodo de construcao de diques, dessalinizacão e utilizacao das aguas do Mar Vermelho.

4. A cultura na Idade Media europeia elaborou um conjunto de representacoes sobre o trabalho manual, definindo o que se pode chamar de Etica Negativa do Trabalho.
Nesse contexto historico, o trabalho manual era considerado
a) atividade exclusiva de sujeitos inferiores.
b) sinal de superioridade em relacao a guerra.
c) fonte de dignidade para o ser humano.
d) condicao para o enriquecimento pessoal.
e) prova da inferioridade do trabalho intelectual.

5. A divisao sexual do trabalho ocorre desde as mais remotas organizacoes sociais. No entanto, no seculo XX, acirra-se a disputa entre os generos pelos mesmos postos de trabalho.
Sobre essa mudanca na relacao entre os generos e a nova fase do movimento feminista a partir do seculo passado, identifique as afirmativas corretas:
I. O contexto historico das duas grandes guerras foi fundamental na tomada de consciencia das mulheres acerca do seu papel como agentes economicos.
II. O trabalho feminino, nos momentos posguerras, era supervalorizado e o movimento feminista entrava em declinio.
III. O movimento feminista, pos-Segunda Guerra, incorporou as suas bandeiras de luta o questionamento cultural da desigualdade entre os generos.
IV. A fragilidade feminina, pautada na fatalidade biologica, foi o unico postulado nunca questionado pelo movimento feminista.
V. O movimento feminista estendeu a luta pela igualdade de tratamento entre os generos do campo politico para o campo economico e social.

6. No início do século XIX, Saint-Simon, Robert Owen e outros propuseram reformas, para atenuar os males causados pelo fortalecimento da ordem burguesa sobre os operários e para distribuir melhor a riqueza. 
Como esperassem medidas humanitárias dos governos burgueses, Karl Marx chamou-os de:
a) social-democratas
b) socialistas utópicos
c) sindicalistas radicais
d) comunistas ortodoxos
e) anarquistas românticos.

7. 
"O amor vem por princípio, a ordem por base;
O progresso é que deve vir por fim.
Desprezaste esta lei de Augusto Comte
E foste ser feliz longe de mim."  
(Noel Rosa / Orestes Barbosa)

Estes versos referem-se a uma das novas idéias espalhadas pelas classes urbanas da sociedade brasileira, no final do século XIX. Assinale a alternativa que diz respeito à filosofia mencionada nos versos:
a) Positivismo
b) Socialismo
c) Existencialismo
d) Marxismo
e) Liberalismo

8. O atentado às torres gêmeas no 11 de Setembro de 2001 entrou no imaginário popular como um marco histórico extremamente negativo. Sabemos, porém, que este mesmo acontecimento pode ser visto, não como um evento de ruptura, e sim, como um evento de continuidade/desdobramento em relação:
a) Aos conflitos gerados pela guerra fria, onde o bloco capitalista liderado pelos EUA disputava com a União Soviética o controle econômico e a influência política sobre o resto do mundo.
b) Aos conflitos entre cristãos e muçulmanos, que se digladiaram por mais de duzentos anos nas cruzadas.
c) Às independências dos países da américa latina, quando seus libertadores desafiaram o domínio das metrópoles coloniais e estabeleceram as respectivas autonomias
d) À luta dos burgueses para superar as monarquias absolutistas e a consequente conquista de participação política e liberdades econômicas.
e)  Á sucessão de conflitos surgidos no mundo árabe em 2011, onde se propunha o fim de ditaduras estabelecidas à décadas.

9. Acerca dos conflitos conhecidos como “Primavera Árabe”, é correto afirmar que fazem correspondência com:
a) O movimento do Iluminismo, onde novas ideias partindo das liberdades individuais floresceram na população gerando conflitos contra governos ditatoriais.
b) As revoltas surgidas no mundo pós-industrial, quando o proletariado explorado se organizou em sindicatos.
c) Às rebeliões regenciais brasileiras, como a cabanagem e a balaiada, onde se criticava a ausência do monarca e a ausência estatal.
d) Às rebeliões da república velha como o cangaço e canudos, onde o pobre sertanejo marginalizado se insurgia com o propósito da sobrevivência.
e) Às revoltas contra o catolicismo medieval, que era apontado como corrompido no século XVI, e que gerou movimentos do porte da Reforma Protestante.

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