quinta-feira, 24 de maio de 2012

Para quem quer Saber +

EXERCÍCIOS DE PSS-1
(Sobre as duas primeiras aulas: Introdução aos Estudos Históricos e Correntes Historiográficas)


Exercícios:

1 (ufpb.2001) - A periodização é parte fundamental do saber histórico. Nesse sentido, afirma-se:
I. O marco histórico pode ser definido como qualquer acontecimento cuja importância social o transforma em referência na explicação histórica.
II. A consagrada divisão temporal de História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea reflete o eurocentrismo da idéia de História Universal linear.
III. A periodização é um recurso metodológico do saber histórico que serve para orientar a compreensão de acontecimentos e processos vividos, como forma de evitar o anacronismo, ou seja, evitar atribuir a uma época o que a ela não pertence.
Considerando as afirmações, está(ão) correta(s):
a) somente I.       c) somente II e III.      e) todas.
b) somente I e II. d) somente III.

2 (ufpb.2001) - Entre os historiadores, existe o consenso de que o saber histórico é construído a partir de fontes. Portanto, é INCORRETO afirmar que as fontes históricas são
a) signos, sinais e vestígios do passado dos homens que são recolhidos, agrupados e criticados para fundamentar o conhecimento produzido pelos historiadores.
b) utensílios, ferramentas e artefatos produzidos pelos homens, que chegaram até o presente, servindo de testemunho de práticas humanas já vividas.
c) diversos tipos de referência do passado, dentre os quais se incluem escritos, manuscritos, imagens, patrimônio arquitetônico e cultural – de tipo material ou simbólico.
d) documentos escritos, aos quais é possível aplicar a crítica pelos métodos científicos do saber histórico. As demais fontes são meramente ficcionais.
e) todas as referências de atividades humanas, pois compõem o patrimônio cultural de todo e qualquer grupo humano, servindo de indicadores do seu passado.

3. A abrangência e abertura das fontes históricas se deu principalmente a partir da(o):

a) Marxismo
b) Nova História
c) Positivismo
d) Crônicas
e) História Teológica Cristã

4. Sistematizada no século XIX por Augusto Comte, a filosofia positivista influenciou a metodologia dos historiadores. Dentre as principais idéias positivistas assimiladas pela historiografia, pode-se destacar o (a)
a) subjetividade científica. d) neutralidade científica.
b) materialismo dialético.  e) evolucionismo biológico.
c) relativismo absoluto.

5. Cada afirmativa abaixo caracteriza uma concepção de História, portanto, representa uma corrente historiográfica diferente.
I. A História é a ciência do passado, e o papel do historiador é o de mostrar esse passado como realmente aconteceu.
II. A História é o conhecimento dos homens no transcurso do tempo, e o historiador responde às questões do presente, fazendo e refazendo suas perguntas ao passado.
III. A História da humanidade é a história da luta de classes, e o papel do historiador é o de conhecê-la para transformar a sociedade.

As concepções descritas correspondem, respectivamente, às seguintes correntes historiográficas:
a) Positivismo, Nova História e Materialismo Histórico.
b) Materialismo Histórico, Positivismo e Nova História.
c) Nova História, Materialismo Histórico e Positivismo.
d) Positivismo, Materialismo Histórico e Nova História.
e) Nova História, Positivismo e Materialismo Histórico.

6. Sistematizada no início do século XX, pelas escolas inglesas e francesas, a Nova História vêm contribuindo sobremaneira na metodologia dos historiadores. Dentre as principais idéias desta corrente historiográfica podemos destacar:
a) A aceitação, por parte do historiador, do mito como explicação do passado.
b) A explicação teológica dos eventos históricos.
c) A busca pela neutralidade do historiador
d) A concepção da luta de classes como força motriz da história
e) O historiador não consegue ser imparcial, pois o questionamento do passado é feito a partir de interesses do presente.

7. Diante das Correntes historiográficas da antiguidade podemos citar O Mito e as Crônicas, quais as diferenças entre elas?
a) O Mito se preocupa com o passado enquanto os cronistas focalizavam o seu tempo presente.
b) O Mito se preocupa com a verdade histórica enquanto as crônicas não.
c) O Mito possui uma explicação pautada em grandes histórias enquanto as crônicas enfatizam acontecimentos comuns.
d) O Mito e as crônicas narram histórias inverídicas, porém as crônicas se preocupam com os eventos mais antigos da experiência humana.
e) Nenhuma das alternativas acima.

8. Leia o texto abaixo:
[...] o primeiro pressuposto de toda a existência humana e, portanto, de toda a História, é que os homens devem estar em condições de viver para poder ‘fazer história’. Mas, para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e algumas coisas mais. O primeiro ato histórico é, portanto, a produção dos meios que permitam a satisfação destas necessidades, a produção da própria vida material, e de fato este é um ato histórico, uma condição fundamental de toda história, que ainda hoje, como há milhares de anos, deve ser cumprido todos os dias e todas as horas, simplesmente para manter os homens vivos.”
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 39.
As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão, exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências humanas e sociais, entre elas, a História.
Sobre a concepção marxista de História, identifique com V a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) A concepção da luta de classes como motor da História foi atribuída indevidamente ao marxismo, para o qual as transformações históricas decorrem apenas das ações dos indivíduos.
( ) O marxismo defende, teoricamente, uma postura neutra do historiador diante da sociedade e do conhecimento produzido sobre a mesma e, assim, nega validade prática a sua própria concepção.
( ) As sociedades, para Marx, não podem ser compreendidas sem um estudo pormenorizado de sua base econômica, e esse entendimento significa a análise da sua organização material para a produção da sobrevivência humana.
( ) Os marxistas são ardorosos defensores do fim da história, pois essa tese representa a culminância do desenvolvimento humano, com a glorificação da sociedade de mercado e da democracia liberal.
( ) A História, para Marx, é feita por todos, principalmente os trabalhadores, e essa concepção rompia com a idéia, bastante comum no século XIX, de uma História feita apenas pelos “grandes homens”.
A seqüência correta é:
a) VVFVV c) FVVFV e) FFFVF
b) VFFVF  d) FFVFV

QUEBREM A CABEÇA PRIMEIRO. QUEM QUISER O GABARITO ME PROCURE NA TERÇA-FEIRA.

AQUELE ABRAÇO HISTÓRICO


7 comentários:

  1. GABARITO:
    1E, 2D, 3B, 4D, 5A, 6E, 7A, 8D
    (Para dúvidas ou esclarecimentos me consulte em sala de aula)

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  2. (dúvidas também podem ser tiradas por este espaço)

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  3. não estou entendendo as questões 5 e 8. Poderia me explicar?

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    1. a questão 5 não entendi aparte da afirmativa 3,em que diz que o papel do historiador é o de conhecê-la para transformar a sociedade,como o historiador transforma a sociedade?

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    2. Transforma como militante. Dar aulas é estar em contato com pessoas. Existe aí, a possibilidade do historiador conscientizar as pessoas do fato de que vivemos numa sociedade desigual e plantar no coração de algum estudante a semente da revolução do ploretariado (do trabalhador). A produção intelectual (livros, panfletos) também é um veículo viável de transformação (GABI, SO VI SUA DÚVIDA HOJE, DESCULPAS TOTAIS DE MINHA PARTE QUAL A DUVIDA NA QUESTÃO 8?)

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  4. Preciso de uma justificativa por escolher a alternativa A na questao 5

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  5. Preciso de uma justificativa por escolher a alternativa A na questao 5

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