1º
ano
1.
De acordo com Artigo 216 da Constituição Brasileira, o patrimônio cultural é
composto pelos bens de natureza material e imaterial que fazem referência à
identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos da sociedade nacional.
Com
base nessa concepção de patrimônio, é correto afirmar:
a) Os
bens culturais de natureza material são a culinária, as festas e as danças.
b) Os
bens culturais de natureza imaterial são os palácios, as igrejas e os casarões.
c) O
patrimônio cultural é uma das formas de preservação da memória social.
d) O
patrimônio cultural limita-se aos bens e modos de vida das elites sociais.
e) Os
bens culturais de uma sociedade negam a existência de identidades coletivas
2.
A polêmica distribuição pelo Governo Federal do chamado kit antihomofobia, o reconhecimento
pelo Supremo Tribunal Federal da união estável homoafetiva e a tramitação no
Congresso Nacional do Projeto de Lei 122, que criminaliza atos homofóbicos,
reacenderam a discussão, no Brasil, sobre o direito à orientação sexual das
pessoas.
Considerando
os principais conceitos inerentes a essa discussão, identifique as afirmativas
corretas:
I.
Homofobia é a atitude de rejeição a homossexuais e de recusa à homosexualidade.
II.
Homoafetividade é a relação sentimental e amorosa entre pessoas do mesmo sexo.
III.
Discriminação ou perseguição a homossexuais caracteriza prática de intolerância
e de negação das diferenças.
IV.
A criminalização da homofobia objetiva impedir atos de violência contra
homossexuais.
V.
A união estável homoafetiva impede aos homossexuais a comunhão parcial de bens.
3.
“O passado é [...] uma dimensão permanente da consciência humana, um componente
inevitável das instituições, valores e outros padrões da sociedade humana”.
HOBSBAWM,
Eric. Sobre a História. São
Paulo: Companhia das Letras, 1998. In: MOTA, Myriam Beco e BRAICK, Patrícia
Ramos. História: das cavernas ao
Terceiro Milênio. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2002, p. 14. De acordo com o
texto, é correto afirmar:
a) A
consciência do passado impede a reflexão sobre o futuro como um tempo em
aberto.
b) O
modo de vida de uma coletividade independe do passado como dimensão temporal e
cultural.
c) A
importância dada ao passado interfere nas relações da sociedade com o tempo
presente.
d) O
sentido atribuído socialmente ao passado inviabiliza a modernização de costumes
e tradições.
e) A
continuidade do passado no presente impossibilita a compreensão da
contemporaneidade.
4.
A Guerra dos Farrapos e a Revolta de Princesa ocorreram em regiões distintas e
sob regimes
políticos
também diferentes: o Império e a República Velha. Todavia, ambos os movimentos
foram
motivados, entre outros fatores, por descontentamento em relação à cobrança de
impostos
pelo Governo.
Ao
analisar esses acontecimentos, conclui-se:
a) As
camadas dominantes uniram-se às camadas médias e pobres contra o pagamento dos impostos.
b) A
cobrança de impostos, em qualquer região, sempre levava à quebra da ordem, independente
da forma de governo.
c) As
províncias ou estados pobres, considerados de terceira grandeza, eram os únicos
rebelados contra o aumento de impostos.
d) O
aumento de impostos significava a quebra do equilíbrio entre cidadão e Estado,
expressa nesses movimentos de contestação.
e) As
mudanças na forma de governo eram pretexto sempre utilizado para o aumento de impostos
pelo Estado.
5.
O fenômeno conhecido como stalinismo marca um desdobramento da Revolução Russa,
esta um dos maiores acontecimentos do século XX.
A
ação do governo soviético, no período de Josef Stalin, tem características
marcantes comuns aos governos ditatoriais brasileiros, tais como:
a) Autodeterminação
da sociedade, liberdade de imprensa e apoio à diversidade religiosa.
b) Fortalecimento
do Estado, incentivo à diversidade ideológica e liberdade de comércio.
c) Planejamento
econômico, controle ideológico e fortalecimento da burocracia estatal.
d) Liberdade
de culto, pluripartidarismo e legalidade para todos os movimentos
oposicionistas.
e) Redução
da ação estatal, garantia às liberdades individuais e política de coexistência
pacífica.
6.
Atualmente, na maior parte do mundo ocidental, é assegurado a todo(a)
cidadão(ã) o direito de livre escolha dos seus representantes nos poderes
Legislativo e Executivo, bem como o direito de candidatar-se a esses cargos, independentemente
de sua origem social, política e ideológica. Esse(a) cidadão(ã) pode,
igualmente, expressar suas ideias e opiniões, reunir-se, organizar-se em
associações, partidos e sindicatos.
Mas
nem sempre foi assim. Direitos civis, políticos e sociais resultaram de um
longo processo de mobilizações e lutas sociais, inspiradas na Revolução
Francesa, concretizando uma cidadania mais ampla. No Brasil, a cidadania foi
promovida e ampliada, muitas vezes, através de mudanças constitucionais e leis específicas.
Nesse
sentido, três mudanças e/ou leis, consideradas como expressões de
reconhecimento e ampliação de direitos, foram:
a) Lei
Áurea (1888); voto das mulheres (1934); Ato Institucional n° 5 (1968).
b) Lei
de Terras (1850); Lei Áurea (1888); voto dos analfabetos (1988).
c) Lei
Áurea (1888); Ato Institucional n° 5 (1968); voto dos analfabetos (1988).
d) Lei
Áurea (1888); voto das mulheres (1934); voto dos analfabetos (1988).
e) Lei
de Terras (1850); Lei Áurea (1888); Ato Institucional n° 5 (1968).
7.
Os seres humanos, em sua passagem pelo mundo, deixam, voluntária ou
involuntariamente, vestígios de sua presença. Ao conjunto dessas marcas
culturais e patrimoniais os historiadores denominam de fontes históricas.
Assim
como as concepções de história, as fontes são inúmeras e variáveis. Com base no
enunciado, é correto afirmar que as fontes
a) arqueológicas
(pinturas rupestres, estruturas arquitetônicas, restos de cerâmica etc.) são
fontes exclusivas para a compreensão das sociedades pré-históricas.
b) orais
são importantes, entre outras razões, para o registro das histórias de vida das
pessoas comuns, com difícil acesso à produção de suas próprias memórias.
c) visuais
(pinturas, esculturas, fotografias, filmes etc.) não têm a mesma importância
das fontes escritas clássicas no trabalho do historiador.
d) históricas
clássicas (manuscritas e impressas) perderam importância na escrita da
história, devido ao aparecimento de novas fontes privilegiadas pela sociedade
informacional, a exemplo da internet.
e) históricas
impressas jornalísticas, por suas características opinativas, não têm a mesma
importância dos documentos oficiais produzidos pelo Estado no trabalho de
reconstrução do passado histórico.
2º
ano
1.
O tráfico de pessoas, a partir do século XVI, provocou alterações
significativas na estrutura social,
nos territórios, na política e na demografia de vários reinos africanos.
De
acordo com o processo descrito, é correto afirmar:
a) O
tráfico europeu de pessoas preferiu a exportação de mulheres, abastecendo o trabalho
escravo em suas colônias.
b) A
racionalidade do tráfico de pessoas impediu a morte e a fuga de escravos
durante a captura e o transporte.
c) Os
lucros obtidos com o tráfico de pessoas permitiram o alto desenvolvimento das economias
de vários reinos africanos.
d) O
tráfico de pessoas alterou o perfil populacional africano, tornando-o majoritariamente
feminino em várias regiões.
e) A
economia escravista promoveu a estabilidade política dos reinos africanos
instalados no litoral atlântico.
2.
Cuba, após mais de meio século de sua revolução socialista, inicia a segunda
década do século XXI vivenciando um processo de reformulação em sua política
econômica.
Nesse
contexto, dentre os motivos que contribuem para esse novo momento da história
cubana, destacam-se:
a) A
abertura econômica e a revisão de conceitos pelo Partido Comunista, após a
ascensão de Raul Castro.
b) O
enfraquecimento dos movimentos sociais e o fortalecimento do Partido Comunista
Cubano.
c) A
entrada em massa de migrantes americanos, europeus e asiáticos e a introdução
de novos costumes
e valores.
d) O
crescimento do emprego público e o aumento do poder aquisitivo dos operários do
setor industrial.
e) A
forte influência da social democracia europeia e a aliança com os países
árabes, produtores de petróleo.
3.
A transposicao das aguas do Rio Sao Francisco e um projeto do Estado
brasileiro. Esse tipo de intervencao estatal lembra os imperios teocraticos de
Regadio, berco das primeiras civilizacões.
Sobre
a presenca do Estado na organizacao das primeiras civilizacoes, e correto
afirmar:
a)
O chamado Crescente Fértil, localizado no oeste europeu, nao se caracterizou
por um Estado atuante na construcao de obras de irrigacao.
b)
O Estado mesopotâmico, face a ausencia de rios, atuou no incentivo ao comercio
de especiarias e na escravizacao dos povos dominados.
c)
O poder do Estado egipcio esta relacionado as grandes construcões estatais, a
exemplo das obras hidraulicas no Rio Nilo.
d)
A ausencia de um Estado centralizado, na regiao do Rio Tigre e Eufrates, e,
ainda hoje, apontada como a causa da miséria naquela regiao.
e)
O Estado babilonico teve seu apogeu no periodo de construcao de diques,
dessalinizacão e utilizacao das aguas do Mar Vermelho.
4.
A cultura na Idade Media europeia elaborou um conjunto de representacoes sobre
o trabalho manual, definindo o que se pode chamar de Etica Negativa do
Trabalho.
Nesse
contexto historico, o trabalho manual era considerado
a)
atividade exclusiva de sujeitos inferiores.
b)
sinal de superioridade em relacao a guerra.
c)
fonte de dignidade para o ser humano.
d)
condicao para o enriquecimento pessoal.
e)
prova da inferioridade do trabalho intelectual.
5.
A divisao sexual do trabalho ocorre desde as mais remotas organizacoes sociais.
No entanto, no
seculo XX, acirra-se a disputa entre os generos pelos mesmos postos de
trabalho.
Sobre
essa mudanca na relacao entre os generos e a nova fase do movimento feminista a
partir do seculo passado, identifique as afirmativas corretas:
I.
O contexto historico das duas grandes guerras foi fundamental na tomada de consciencia
das mulheres acerca do seu papel como agentes economicos.
II.
O trabalho feminino, nos momentos posguerras, era supervalorizado e o movimento feminista
entrava em declinio.
III.
O movimento feminista, pos-Segunda Guerra, incorporou as suas bandeiras de luta o
questionamento cultural da desigualdade entre os generos.
IV.
A fragilidade feminina, pautada na fatalidade biologica, foi o unico postulado
nunca questionado
pelo movimento feminista.
V.
O movimento feminista estendeu a luta pela igualdade de tratamento entre os
generos do campo
politico para o campo economico e social.
6.
No início do século XIX, Saint-Simon, Robert Owen e outros propuseram reformas,
para atenuar os males causados pelo fortalecimento da ordem burguesa sobre os
operários e para distribuir melhor a riqueza.
Como
esperassem medidas humanitárias dos governos burgueses, Karl Marx chamou-os de:
a) social-democratas
a) social-democratas
b)
socialistas utópicos
c)
sindicalistas radicais
d)
comunistas ortodoxos
e)
anarquistas românticos.
7.
"O amor vem por princípio, a ordem por base;
O
progresso é que deve vir por fim.
Desprezaste
esta lei de Augusto Comte
E
foste ser feliz longe de mim."
(Noel Rosa / Orestes Barbosa)
Estes versos referem-se a uma das novas idéias espalhadas pelas classes urbanas da sociedade brasileira, no final do século XIX. Assinale a alternativa que diz respeito à filosofia mencionada nos versos:
a)
Positivismo
b)
Socialismo
c)
Existencialismo
d)
Marxismo
e)
Liberalismo
8.
O atentado às torres gêmeas no 11 de Setembro de 2001 entrou no imaginário
popular como um marco histórico extremamente negativo. Sabemos, porém, que este
mesmo acontecimento pode ser visto, não como um evento de ruptura, e sim, como
um evento de continuidade/desdobramento
em relação:
a)
Aos conflitos gerados pela guerra fria, onde o bloco capitalista liderado pelos
EUA disputava com a União Soviética o controle econômico e a influência
política sobre o resto do mundo.
b)
Aos conflitos entre cristãos e muçulmanos, que se digladiaram por mais de
duzentos anos nas cruzadas.
c)
Às independências dos países da américa latina, quando seus libertadores desafiaram
o domínio das metrópoles coloniais e estabeleceram as respectivas autonomias
d)
À luta dos burgueses para superar as monarquias absolutistas e a consequente
conquista de participação política e liberdades econômicas.
e)
Á sucessão de conflitos surgidos no
mundo árabe em 2011, onde se propunha o fim de ditaduras estabelecidas à
décadas.
9.
Acerca dos conflitos conhecidos como “Primavera Árabe”, é correto afirmar que
fazem correspondência com:
a)
O movimento do Iluminismo, onde novas ideias partindo das liberdades
individuais floresceram na população gerando conflitos contra governos
ditatoriais.
b)
As revoltas surgidas no mundo pós-industrial, quando o proletariado explorado
se organizou em sindicatos.
c)
Às rebeliões regenciais brasileiras, como a cabanagem e a balaiada, onde se
criticava a ausência do monarca e a ausência estatal.
d)
Às rebeliões da república velha como o cangaço e canudos, onde o pobre
sertanejo marginalizado se insurgia com o propósito da sobrevivência.
e)
Às revoltas contra o catolicismo medieval, que era apontado como corrompido no
século XVI, e que gerou movimentos do porte da Reforma Protestante.
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