segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Evolução Humana

No início do Paleolítico (aprox. 5 milhões de anos atrás) nosso ancestral era o Australopithecus. Como características possuíam um cérebro pequeno e um bipedalismo pouco eficiente. Existiram diversos tipos de Australopithecus. Entre eles o afarensis e o anamensis.

O homo Erectus apresenta um aumento da capacidade cerebral e uma maior miscelânea de instrumentos criados.

O Homem Sapiens de Neandertal, ou neanderthalensis teria habitado a Europa e segundo algumas versões, sua extinção se deu pelas mãos do Homem Sapiens Sapiens, embora algumas vertentes da ciência verbalizem sobre a possibilidade de cruzamentos entre as espécies.

O homem veio do macaco?

Não. Observe na ramificação acima que o que existe é uma relação de parentesco. Homens e chimpanzés, por exemplo, possuem ancestrais comuns.

A relação de parentesco entre o homem e o chimpanzé não é algo a se estranhar, aliás, o homem é um mamífero, portanto também possui parentesco com estes.


Como já dizia Sonia Lopes, a existência das Estruturas Homólogas que são "aquelas que apresentam a mesma origem embrionária, podendo desempenhar funções semelhantes ou não. Isto significa que diferentes organismos tiveram uma origem evolutiva comum."


Ou seja, homem, chimpanzé, baleia, cavalo, morcego, crustáceos, peixes, aves e até bacterias possuem diferentes graus de parentesco, visto que todos os seres descendem da primeira forma de vida que surgiu no fundo do mar há milhões de anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário